top of page
WhatsApp Image 2024-05-28 at 21.06.04.jpeg

Suely Coutinho

Cadeira 11

Patrono Regional: Carolina de Campos Pillar de Souza

Patrono Nacional: Cecília Meireles

    Sobre Suely

    Nasceu na Fazenda Valão da Serra em São José de Ubá/RJ. no dia 28 de julho de 1942. Filha de Célio de Lima Pinto e Francina de Paula Pinto. Viúva, mãe de 3 filhos.


    Exerceu o magistério por mais de 5 décadas com dois vínculos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro em funções como Docente, Coordenadora, Secretária, Supervisora Escolar, Diretora e Diretora-Adjunta. Atuou desde a Escola Valão da Serra de 1a a 4a série primária em São José de Ubá até o Curso Normal e Ensino Médio em Itaperuna e Niterói/RJ. Docente de Língua Espanhola pelo CCAA em Itaperuna. 
    Exerceu a docência nas disciplinas de Filosofia e Estrutura e Funcionamento do Ensino de 1° e 2° Graus na Faculdade de Filosofia de Itaperuna; Vice-Diretora da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Padre Humberto; Diretora das Faculdades Integradas Padre Humberto; e Vice-Reitora Administrativa do Centro Universitário São José de Itaperuna, instituições mantidas pela Fundação Educacional e Cultural São José. Pertenceu ao Conselho Deliberativo e Diretor da Fundação São José em Itaperuna/RJ.


    Formação acadêmica: Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção; Especialização em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira; Especialização em Supervisão Escolar e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna; Curso de Língua Inglesa e Espanhola pelo CNA de Itaperuna/RJ. 


    É católica praticante. Foi Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão e Coordenadora de Grupo de Oração na Paróquia São José do Avahy em Itaperuna. É Membro da Academia Itaperunense de Letras – ACIL, cadeira nº 11. É membro da Academia Ubaense de Letras, Artes, Cultura e Humanidades – AULACH, de São José de ubá/RJ, cadeira nº 36.


    Tem diversas crônicas, entrevistas e artigos publicados em revistas científicas, jornais e congresso. Autora das seguintes obras: “História e Memória da Fundação São José” publicado em 2007; “Memórias de Viagens” publicado em 2015; “A árvore do graças a Deus” publicado em 2016; “Contos provincianos e Crônicas” publicado em 2018; e “Histórias da Vovó Sussu” publicado em 2022. 

    Artigos

    A Rota da Seda

    A Rota das Especiarias

    bottom of page