Academia Itaperunense de Letras elege nova diretoria e aprova novo estatuto
- guilhermeacilitape
- 5 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

Em uma assembleia geral realizada hoje no auditório da Fundação São José, os acadêmicos da Academia Itaperunense de Letras (Acil) aprovaram o novo estatuto da instituição, que moderniza e consolida as normas seu funcionamento. Além disso, Valber Meireles foi eleito presidente para o biênio 2025/2026.
O novo estatuto, fruto de um longo processo de discussão e aperfeiçoamento, traz diversas novidades que visam fortalecer a atuação da Acil na promoção da literatura e da cultura em Itaperuna. Entre as principais mudanças estão a modernização dos processos administrativos e a atualização de diversos itens.
Em seu discurso, Valber Meireles destacou a importância da união dos acadêmicos para o sucesso da gestão e ressaltou os desafios e as oportunidades que se apresentam à Acil:
— A partir desse momento levaremos a Academia Itaperunense de Letras a um patamar ainda mais elevado — afirmou Meireles.

Ainda na Assembleia, Flora Malta Carpi foi eleita a Patrona Mor da Acil e Jacy Gomes Pavan foi eleita a Titular da Biblioteca da Acil. Para a diretoria, passam a participar Carlos Alberto Carpi como vice-presidente, Guilherme Carvalhal como secretário, Lúcia Spadarotto como tesoureira e André Codeço como bibliotecário. Edson Penha, Marcio Monteiro e Nino Bellieny passam a constituir o Conselho Fiscal e Laércio Andrade de Souza, Ábia Dias Pereira e Marly Mattos o Conselho Consultivo:
— Vejo com muito otimismo o empenho da nova presidência no sentido de contribuir de forma consistente com a cultura do nosso município através de projetos de incentivo à escrita, à arte e à valorização da literatura como uma ferramenta de transformação social — disse a acadêmica Lúcia Spadarotto.
A acadêmica Regina Coeli espera que a Acil execute ainda mais ações:
— Minha expectativa para o próximo biênio é de que a nova presidência se mantenha com o empenho e a dedicação já evidenciados, gerando uma efusão de trabalhos acadêmicos fecundos e alvissareiros — destacou.
Comments