
Marly Mattos
Sobre Marly
Marly Aparecida Carvalho de Mattos, natural de Itaperuna, RJ, é Membro Efetivo da ACIL (Academia Itaperunense de Letras), ocupando a Cadeira de n. 29 e Membro Fundador da UBT(União Brasileira de Trovadores).
Professora aposentada atuou como docente, coordenadora, orientadora educacional e supervisora em várias escolas públicas estaduais e particulares de Ensino Fundamental, Médio, Superior e Pós-Graduação Lato Sensu.
Titulações acadêmicas:
Pós- Graduação stricto sensu, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-graduação lato sensu em Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
Pós- graduação lato sensu em Especialização em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes;
Pós-graduação lato sensu em Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira; Pós-graduação lato sensu em Especialização em gestão pública de qualidade pela FESP. (Fundação Escola do Serviço Público).
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Magistério das disciplinas pedagógicas de 1º e 2ºgraus e Planejamento Escolar pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna - FAFITA- (atual Centro Universitário São José de Itaperuna); fez o Curso Normal e os Estudos Adicionais em Língua Portuguesa, no Colégio Bittencourt de Itaperuna e o curso primário e ginasial no C.E 10 de Maio. Como professora do Ensino Superior atuou, até aposentar-se, no Centro Universitário São José de Itaperuna e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), atuou como docente e coordenadora; também atuou como docente nos cursos de Pós - Graduação da FESP;
Titulações acadêmicas:
Pós- Graduação stricto sensu, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-graduação lato sensu em Especialização em Psicopedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós- graduação lato sensu em Especialização em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes;
Pós-graduação em Especialização em Supervisão Escolar pela Universidade Salgado de Oliveira; Pós-graduação em Especialização em gestão pública de qualidade pela FESP.
Graduada em Pedagogia com Habilitação em Magistério das disciplinas pedagógicas de 1º e 2ºgraus e Planejamento Escolar pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna - FAFITA- atual Centro Universitário São José de Itaperuna); fez o Curso Normal e os Estudos Adicionais em Língua Portuguesa, no Colégio Bittencourt de Itaperuna e o 1º Grau no C.E 10 de Maio. Como professora do Ensino Superior atuou, até aposentar-se, no Centro Universitário São José de Itaperuna e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), onde atuou como docente e coordenadora; também como docente nos cursos de Pós-Graduação da FESP.
Publicações:
Participação nas Antologias da ACIL: Antologia em Prosa e Verso - 2019, 2020 e 2021;
Antologias da UBT: Jardim de Trovas - 2021 e Poéticas da Colheita - 2022
Trovadores do Brasil - 2022
Colégio Estadual 10 de Maio em Prosa e Verso;
Sobre a Arte, a Técnica e a Modernidade - uma leitura benjaminiana (dissertação de Mestrado);
Supervisão Escolar: Análise de uma trajetória;
Psicopedagogia: o resgate do aprendente com dificuldade de aprendizagem;
Filosofia e Cultura;
O pensamento Kantiano: um estudo introdutório;
Escola e gestão colaborativa: como enfrentar os desafios e resgatar a qualidade do ensino;
Ensinar-Aprendendo: uma proposta para romper com o instituído e instaurar a construção da autonomia.
Meus agradecimentos à Academia Itaperunense de Letras - guardiã da língua - que em sua configuração, privilegia a cultura e todo o universo nela inserido e é o locus da criação, da liberdade, do direito de expressar-se e colocar-se no mundo, a oportunidade de participar, como Membro Efetivo desta prestimosa confraria.