top of page
WhatsApp Image 2024-05-22 at 14.18.12 (4).jpeg

Marina Caraline

Cadeira 20

Patrono Regional: Amélia Galveas

Patrono Nacional: Machado de Assis

Sobre Marina

Marina Caraline de Almeida Carvalhal nasceu em 15 de junho de 1952, em São José de Ubá, RJ. Em 1969, mudou-se definitivamente para Itaperuna. Além do curso Normal, fez Letras (Língua e Literatura Portuguesa, Língua e Literatura Inglesa); Especialização em Língua Portuguesa e Mestrado em Letras (Literatura), pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, MG-CES.


Ingressou no Magistério em 1972 (Língua portuguesa e Literatura), nos ensinos fundamental e médio. Também lecionou em vários cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNIG. 


Em 2007 tomou posse na Academia Itaperunense de Letras – ACIL. Exerceu os cargos de tesoureira, secretária e presidente. 


Membro fundador e vice-presidente de administração da União Brasileira de Trovadores- UBT- seção Itaperuna. 


Membro da Academia Ubaense de Letras, Artes, Cultura e Humanidades - AULACH em São José de Ubá R/J. 


Artigos, contos, crônicas, poemas e trovas já foram publicados em jornais, revistas e periódicos. Já publicou seis livros: Colosso: 55 anos de uma história de amor (2006); Alicerce (2012); História das histórias – Era uma vez ... uma varinha de condão. (Primavera – 2018); Segredos na ponta do lápis (2022),  Luz e sombra & Sombra e luz,  em parceria com seu filho Rodrigo Caraline (2023). E participou de 10 Antologias. 
Seus poemas, contos, camaquianos, minicontos/nanocontos e trovas já lhe rendaram muitas classificações em concursos nacionais e internacionais.

bottom of page