Juçara Bedim
Sobre Juçara
Filha de pais, também, capixabas: Décio Gonçalves Lima e Arlita Lyrio Gonçalves Lima.
Cursou Letras (Português/Inglês) na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Casou-se com José Marcos Bedim, que é itaperunense e, desde 1977, mora na cidade de Itaperuna, que se tornou sua terra raiz.
Tem três filhos – luz e razão da vida do casal: Guilherme (in memorian), Gustavo e Marcus, os quais, assim como o pai, abraçaram a carreira médica.
As sementes germinadas geraram frutos personificados nos netos: Pietra (de Gustavo e Bruna); Isadora e Arthur (de Marcus e Ana Paula), que perpetuarão a família Lima Bedim nas gerações vindouras.
Em sua trajetória acadêmica, cursou mestrado, na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), e doutorado, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ambos em Educação.
Foi professora titular da cadeira de Língua Inglesa e Literatura Inglesa e Norte-Americana por 34 anos (1977-2011), na antiga Faculdade de Filosofia de Itaperuna (Fafita), atual Centro Universitário São José de Itaperuna; igualmente, atuou como professora de Pesquisa em Educação na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec/RJ), por 10 anos (2001-2011). Atualmente, já há 12 anos, é professora-pesquisadora, extensionista, do curso de Medicina, da Universidade Iguaçu, campus V.
No tocante à sua participação na Academia Itaperunense de Letras (Acil), considera uma grande honraria fazer parte deste veículo que enobrece o encontro da Arte e da Cultura na história do município de Itaperuna, que constitui importante lugar no noroeste fluminense. Exalta a importância do legado que a Acil deixará para as futuras gerações itaperunenses – como patrimônio intangível.