top of page
WhatsApp Image 2024-05-30 at 21.27.46.jpeg

Edson Penha

Cadeira 9

Patrono Regional: Amour César de Lacerda

Patrono Nacional: Manuel Bandeira

    Sobre Edson

    Edson Penha Lopes nasceu na cidade de Itaperuna em 20 de dezembro de 1959, de origem humilde, filho de Benedicto Lopes Neto e Joana D´Arc Penha Lopes. No ano seguinte sua família mudou-se para Cimento Paraíso hoje distrito de Italva onde passou parte da sua infância e iniciou os seus estudos no Colégio Severino Pereira da Silva até 1968 quando sua família retornou à Itaperuna onde residiu até 1974 quando novamente se mudou com a família para a cidade de São Gonçalo, em 1976 retornaram de vez à Itaperuna onde reside até hoje.

     

    Em 1978 concluiu o segundo grau no Colégio Estadual 10 de Maio, onde começou a escrever os primeiros poemas. Em 1979 ingressou na Faculdade de Filosofia de Itaperuna (FAFITA) e em 1982 concluiu o curso, licenciando-se em Letras. Em 1983 com o desejo de tocar flauta começou estudar música na Sociedade Musical Itaperunense vindo a atuar na mesma como músico até a década de 1990.

     

    Em 1991 ingressou como membro fundador na Academia Itaperunense de Letras, exerceu cargos de secretário, tesoureiro e bibliotecário. Atuou profissionalmente na maior parte do tempo no comércio; de balconista a gerente de loja, em seguida mudou para outro segmento de vendas externas exercendo função de vendedor até chegar a gerente da equipe de vendas, atualmente atua como Representante Comercial. Seus poemas foram publicados em vários periódicos da região incluindo “O Voo da Garça” publicação da ACIL e algumas coletâneas. Em 2019 publicou pela Editora WI, o livro de poesia “Um Outro no Espelho”. É casado com Vera Sardinha Lopes, pai de Júlia Sardinha Lopes e Matheus Sardinha Lopes.

    bottom of page