Dulce Helena Ribeiro
Sobre Dulce Helena
Filha de Dulce Rocha Pontes e Almir de Lima Pontes, pais de seis filhos, nesta ordem: Sônia Maria, José Dário, Marivete, Kleber Luiz, Dulce Helena e Marlívia.
Tem dois irmãos por parte de pai: Flávio e Daniele, com quem mantém afetuosos laços, desde que tomou conhecimento deles.
Na infância e juventude, estudou piano, por um tempo, sendo aluna do ícone da música em Itaperuna, Regina Codeço.
Casada com Hélio Ribeiro Frias com quem teve dois filhos: Rafael, casado com Emanuelli (pais de Laura e Eduardo); e Hugo, casado com Mariana (pais de Davi).
Em 1972, iniciou sua vida profissional como professora primária em escola de zona rural de difícil acesso, em Laje do Muriaé/RJ.
Em 1975, iniciou o magistério no ensino médio, em Natividade/RJ.
Trabalhou em instituições públicas e particulares.
Um 1991, trabalhou por seis meses no ensino superior, substituindo a lendária Alice Verdan. E, a partir de 1997, retomou o ensino superior e nele permanece na ativa até hoje, apesar de já aposentada.
Em 1974, licenciou-se em Letras (Português/Inglês/Literaturas) pela Faculdade de Filosofia de Itaperuna (Fafita) onde também (em 1986) concluiu o curso de pós-graduação lato sensu em Língua Portuguesa.
Concluiu outro curso de pós-graduação lato sensu, Semiótica discursiva, pela Universidade Uniara, de Araraquara/SP (2020).
É mestre em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).
É doutora em Língua Portuguesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
Já ministrou aulas de Português, Inglês, Literatura, Redação, Comunicação oral e escrita, Filologia românica, Latim, Metodologia científica, dentre outras disciplinas.
Hoje, atua exclusivamente com Redação (aulas particulares) e Metodologia específica de TCC, sendo inclusive orientadora de muitos desses trabalhos.
É organizadora e revisora de livros, e autora de alguns de seus capítulos.
Revisa textos acadêmico-científicos nos níveis lato e stricto sensu.
Participa constantemente de bancas de TCC: monografias de graduação e pós-graduação (lato sensu), dissertações de mestrado e teses de doutorado.
Tem dezenas de artigos e capítulos de livros publicados em periódicos acadêmicos.